FESTA
JUNINA E GINCANA 2014 - EDITAL
DE REGULAMENTAÇÃO
DA
NATUREZA E DOS OBJETIVOS
1. A Festa Junina e a Gincana
da E.M.E.F. Lourdes Fontoura da Silva constituem atividade
pedagógica/ evento promovida pela Equipe Diretiva, pelo Conselho
Escolar (CE) e pela Associação de Pais e Mestres (APM) deste
Estabelecimento de Ensino, tendo por objetivos fundamentais a
integração entre todos os segmentos da comunidade escolar, o
desenvolvimento de uma atividade pedagógica interdisciplinar e
transdisciplinar diferenciada das práticas diárias de sala de aula
e a aquisição de recursos para a constante melhoria da
infraestrutura e do trabalho escolar.
DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO
2.
A Festa Junina ocorrerá em 05.07.2014.
3.
A Gincana da Festa Junina será lançada em 06.06.2014 e encerrará
em 05.07.2014.
DO
PÚBLICO-ALVO
4. A Gincana realizar-se-á
entre os alunos dos turnos da manhã e da tarde. Para efeitos de
pontuação e premiação, serão considerados:
I
– 1º e 2º lugares dos Anos Iniciais.
II
– 1º e 2º lugares dos Anos Finais.
DA
COMISSÃO ORGANIZADORA
5.
A Festa Junina e a Gincana são de responsabilidade da Comissão
Organizadora.
5.1
São membros natos da Comissão Organizadora:
I– Direção
II– Orientação Pedagógica
III – Orientação
Educacional
5.2 Podem participar da
Comissão Organizadora qualquer professor e/ou funcionário que seja
convidado pelos membros natos ou que voluntariamente demonstre
interesse em colaborar na tarefa.
DOS COLABORADORES
6. São considerados
colaboradores do evento o Conselho Escolar, a APM, os professores, os
funcionários, os representantes de turma, os demais alunos e os pais
ou responsáveis.
DAS INSCRIÇÕES
7. A Comissão Organizadora
considera que todos os alunos estão inscritos na Gincana, sendo as
equipes já definidas por suas turmas.
DA GINCANA DA FESTA JUNINA
8. A Gincana da Festa Junina é
formada por tarefas artísticas, de ornamentação e de doação de
itens para a festa.
9. As tarefas que envolvem
apresentações artísticas ou doação de itens (materiais e gêneros
alimentícios) ficam a cargo exclusivo da Comissão Organizadora.
10. Haverá tarefas e
pontuação específica de ornamentação da entrada da Escola, do
pátio, das salas de aula e das tendas de atividades da Festa Junina.
11.
Das normas para a realização das tarefas:
I – As tarefas estarão
expostas no mural e no blog da escola diariamente.
II – O aluno
representante Líder e o Professor Regente de cada equipe têm o
dever de olhar/conferir o mural e o blog da escola diariamente.
III – A Comissão
Organizadora não se responsabiliza por descuido, esquecimento,
descaso ou imprudência das equipes.
IV
– Em dias de chuva as tarefas devem ser igualmente cumpridas.
V – AS tarefas
relativas à doação de itens (materiais, produtos, gêneros
alimentícios, etc.) deverão ser entregues na Secretaria da Escola,
respeitando-se as datas e horários fixados no mural da Gincana e no
blog da escola.
VI – A qualquer tempo,
a Comissão Organizadora pode lançar tarefas-relâmpago no mural
destinado à Gincana da Festa Junina e/ou no blog da escola, sempre
nos horários de recreio dos alunos (conferir item II destas normas).
VII – As
tarefas-relâmpago sempre terão pontuação extra. Tal pontuação
obrigatoriamente deve ser publicada junto às tarefas no mural da
gincana e no blog da escola.
VIII – As dúvidas,
dificuldades ou problemas que possam surgir devem ser resolvidos na
presença de, no mínimo, um componente da Comissão Organizadora,
Líder e Vice-Líder da equipe, acompanhados, preferencialmente, se
possível, pelo Professor Regente.
12. Compete à Comissão
Organizadora estruturar e administrar as tarefas que envolvam
apresentações das equipes.
13. As tarefas pré-programadas
da Gincana e suas respectivas pontuações podem ser verificadas na
tabela em anexo.
DA ORGANIZAÇÃO DA FESTA
JUNINA
14. Para a organização geral
do dia da Festa Junina, cabe à Comissão Organizadora determinar
comissões específicas. Serão formadas 7 (sete) equipes por
afinidade e para cada uma será sorteada uma tenda.
15. Estão previstas para a
Festa Junina 2014 as seguintes atividades e/ou tendas:
I
– Gincana (coordenada pela Comissão Organizadora).
II
– Cadeia (coordenada por comissão específica – 9°s anos).
III
– Tenda da Pescaria (comissão específica de professores).
IV
– Tenda da Boca do Palhaço (coordenada por comissão específica
de professores).
V
– Tenda de Doces e Salgados (coordenada por comissão específica
de professores).
VI
– Tenda do Pinhão (coordenada por comissão específica de
professores).
VII – Tenda da Pipoca e
do Amendoim Doce (coordenada por comissão específica de
professores).
VIII
– Tenda do Cachorro-Quente (coordenada por comissão específica de
professores).
IX
– Tenda doQuentão e Refrigerante (coordenada por comissão
específica de professores).
X
– Tenda da EJA - churrasquinho (coordenada por comissão específica
de professores e alunos da EJA).
16. As atividades previstas
estão sujeitas a sofrer alterações.
17. A distribuição e posição
das tendas na Escola devem ser definidas pela Comissão Organizadora.
18. A Comissão Organizadora
fará a escolha da tenda melhor ornamentada. Os
professores/funcionários vencedores receberão uma premiação
especial.
19. A Comissão Organizadora
disponibilizará uma listagem de todas as atividades ou tendas da
festa jul
ina e o grupo de professores
será sorteado para cada tenda.
20.
As turmas de 9°s anos ficarão responsáveis pela cadeia e a EJA
ficará responsável pela Tenda da EJA, devendo ornamentá-las e, em
comum acordo com as professoras regentes, estabelecer os valores para
prender, soltar e dos produtos vendidos. O caixa destas atividades
deve ser preparado pela própria turma e de sua inteira
responsabilidade. Todo o valor arrecadado por estas atividades serão
para as turmas realizarem suas formaturas.
21.
Cabe à Comissão Organizadora estruturar os caixas da Festa e a
confecção das fichas vale-compras. Os profissionais a atuarem nos
caixas são determinados pela Direção da Escola.
DA
REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
23. É dever de todos os
professores, funcionários e alunos garantirem a reorganização da
Escola e colaboração com a limpeza ao término da Festa Junina. A
Escola precisa estar em condições de trabalho para o início da
semana seguinte.
DA PUBLICIDADE DO
REGULAMENTO
24. Os Professores Regentes de
cada equipe/turma devem ler o presente edital às suas equipes,
fazendo os devidos esclarecimentos aos alunos sobre dúvidas que
surjam.
25. Este edital deverá
permanecer fixado no mural destinado à Gincana da Festa Junina, no
blog da escola, na Secretaria da Escola, SOP e SOE, a partir de
05.06.2014.
26. A tabela de pontuação
das tarefas pré-estabelecidas da Gincana deve ser fixada junto à
parede atrás da mesa dos professores, em cada sala de aula, a contar
de 05.06.2014.
DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
27.
A Gincana e a Festa Julina obedecem ao seguinte cronograma:
06.06 (sexta-feira)
– lançamento do Edital da Gincana e atividades da Festa Julina.
06.06(sexta-feira)
– exposição do Cartaz de Pontuação das tarefas da gincana nas
salas de aula.
12.06 (quinta-feira)
– data-limite para entrega do cartaz de divulgação da Festa.
10 a 13.06 –
ornamentação das salas de aula, sob orientação dos Professores
Regentes.
09.06
(segunda-feira) – lançamento
da Rifa de São João, que reverterá em pontuação para as equipes
da Educação infantil ao 9ºano. O aluno (a) que mais vender
cartelas dos anos iniciais serão os caipiras. Primeiro e segundo
lugar feminino e primeiro e segundo lugar masculino.
05.07 (sábado)
– entrega de pratos prontos até as 12h30min.
DA DIVULGAÇÃO DOS
RESULTADOS E DA PREMIAÇÃO
28. A divulgação dos
caipiras dos anos iniciais, as equipes vencedoras da Gincana dos Anos
Iniciais e Anos Finais, sorteio da Rifa, apresentações juninas e
julgamento da tenda mais bonita ocorrerá no dia 05.07.2014, durante
a festa.
29. A premiação
será:
I – Para o primeiro
lugar dos Anos Iniciais e Anos Finais: 15% do valor arrecadado na
festa.
II – Para o segundo
lugar dos Anos Iniciais e dos Anos Finais: Um Lanche Especial.
III – Para a tenda
melhor ornamentada (professores): Gratificação
Especial.
IV – Para os vencedores
do caipira e a caipira da Festa: Premiação Especial.
V – A cada 30 peças de
roupas em ótimo estado, o professor/funcionário terá direito a uma
gratificação especial, assim como, dez brindes especiais ou de
acordo com a avaliação da Comissão Organizadora. Data de entrega
até dia 01/07/2014.
DA DESTINAÇÃO DA RECEITA
DA FESTA JUNINA
30. Descontados os valores
destinados à premiação das equipes vencedoras e demais despesas, o
restante da receita arrecadada durante a Festa Junina será destinado
à aquisição de materiais para manutenção da Escola e bom
funcionamento da Instituição, conforme decisão tomada em reunião
da Associação de Pais e Mestres em conjunto com o Conselho Escolar.
- TABELA GERAL DE TAREFAS, PRAZOS DE ENTREGA E PONTUAÇÕESTAREFASDATAS/PRAZOSPONTUAÇÃOCartaz de divulgação da Festa Junina na comunidade – um (01) por equipe (meia cartolina).Dados a serem colocados: Frase-convite para a Festa, data, hora e local da Festa.Até 12.06.20141.500 pontosTrês (03) metros de bandeirinhas ou correntes por equipe – devem ser feitas com papel colorido (para ornamentação da Escola: pátio, área coberta). A metragem que vier além do pedido não será pontuado.Até 13.06.20141.500 pontosOrnamentação da sala de aula.De 10.06.2014à 13.06.20141.500 pontosApresentação Junina – uma (01) por equipe.05.07.20145.000 pontosCinquenta (50) envelopes médios comprados prontos (brancos) por turma.Até 27.06.20143.000 pontosPRODUTOSMilho de Pipoca (pacote)Até 03.07.20141.000 pontosEnlatados: ervilha, milho, molho de tomateAté 03.07.20141.000 pontosKit cachorro-quente (12 pães + 01 pacote de salsichas + 01 molho de tomate)Dia 04.07.20121.000 pontosÓleo de cozinhaAté 03.07.20141.000 pontosPinhão (kg)Até 03.07.20143.000 pontosAmendoim (pacote)Até 03.07.20145.000 pontosAçúcar refinado (kg)Até 03.07.20141.000 pontosSal refinado (kg) (1 por equipe)Até 03.07.20141.000 pontosRefrigerante 2 litros (linhas Coca-Cola, Pepsi e Fruki)Até 03.07.20143.000 pontosRefrigerante 2 litros (refrigereco)Até 03.07.20141.000 pontosSuco de uva (litro)Até 03.07.20142.000 pontosCopos descartáveis (50 unidades – 300 ml)Até 03.07.20141.000 pontosGuardanapos (pacote)Até 03.07.2014500 pontosEntrega de pratos prontos (bolos com cobertura, doces, salgados – 12 unidades) cadelinha e pastéis (feitos com pastelina média – 12 unidades), pizzas caseiras, cucas caseiras, etc.Em 05.07.2014até as 12:305.000 pontoscada pratoCuca pronta, bolo pronto, cuecas viradas, etc.Em 05.07.2014até as 12:302.000 pontosBRINDESPequenos (10 unidades. Ex.: colinhas, bolinhas de gude, lixas de unha, imãs, etc.)Até 03.07.2014500 pontosPequeno (unidade)Até 03.07.2014500 pontosMédio (unidade)Até 03.07.20141.000 pontosGrande (unidade)Até 03.07.20142.000 pontosBRECHÓ/BAZARRoupas em bom estado de conservação (peça)Até 03.07.2014100 pontosENTREGA DE PRODUTOS E BRINDES APENAS NAS TERÇAS E QUINTAS-FEIRASRIFA DE SÃO JOÃOCada cartela completa vendida pelas equipes (turmas) da Educação Infantil aos 9º anosAté 03.07.20141.000 pontosENTREGA DE RIFAS NAS SEGUNDAS, TERÇAS, QUINTAS E SEXTA-FEIRAS, SOMENTE PARA OS PROFESSORES CLARICE E CLEDIR.
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